terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ora, os meus últimos dias foram assim:

6ª feira depois de não ter ido a aula nenhuma porque não me sentia bem quando acordei e então tive mesmo de faltar a Pedagogia, fui para a ESELx, fiz de Mãe Natal e depois fui com as minhas 'migonas ao Colombo almoçar e fazer umas compritas!
Enquanto elas foram para as aulas e fazer testezinhos e afins eu continuei nas compras e só depois apanhei o 729 para casa.
Acabei a malinha e parecia uma feirante quando saí de casa, sacos e mais sacos...
Estava na ESELx, sentada em frente ao sr. Monhé que lá tem uma barraquinha nesta altura do ano e eu parecia fazer parte da mobília, tanta era a tralha que tinha à minha volta.
Esperei que a Popota estivesse despachada e fomos à AE buscar as tralhas. A Filipa ligou, já estava no parque de estacionamento da faculdade à nossa espera.
Apresentações à parte, mochilinhas no porta-bagagens e todas dentro do mercedes lá íamos buscar a Sílvia à UCP!
Assim que chegou lá deu para nos contar parte do colóquio a que tinha assistido, no qual participou uma assistente social, a única na Assembleia da República e uma prostituta...
e depois de alguns pormenores sobre a conferência, diz a Sílvia, completamente excitada:
"Vocês não têm ideia...Ela tem grande experiência!"

Ok! Gargalhada geral!
Chegámos à zona Oeste e ainda houve tempo para comentar os nomes das povoações, tão caricatos (??? indicador a dar a dar, já vos explico) que são!
Fomos (quase) directas para a festa no JI que foi o máximo e ainda deu para deixar cair uma ou duas lagrimitas, não foi Pô?! "We are the world, we are the children, we are the one who makes a brighter day, so lets start giving"

Depois ainda tivemos de ir ao ArenaShopping comprar o present da Sílvia e por isso não me despedi da Tia no JI, telefonei-lhe para tentar remedir o problema, mas sem sucesso.
A Popota estava maravilhada porque tinha conhecido a Ritinha, a única pessoa que conhece que fala mais que ela!

Viemos para casa e o King vendeu-se mais uma vez a uns miminhos e carícias!
Estavamos com ideias de ir para a caminha quando a Popota decidiu fazer das suas...beijinhos beijinhos! E eu A-DOREI!!! e o que escreveu...
Aiii, enfim...tive de ler antes de ir pra caminha!

Dormimos. Pouco. Porque há duas semanas que adormecíamos às msgs uma com a outra e agora estávamos ali ao lado portanto estivemos na converseta. E às msgs tb! xD Para manter a tradição...
Dormimos quentinhas mas a minha mãe entrou no quarto às 5h28 da manhã. Eu abri um olho e vi que ela ia acordar primeiro a Popota, mas não demorou nada até que chegasse a minha vez!

Ouvi qlqr coisa como isto:
-Joana vais tu primeiro!

Ok, pronto! Saltei da cama e tal e fui tomar banho...que gelo! Ainda estava de noite quando saí da banheira e tive de me ir fardar!
Uma tacinha de cereais chocapic assim meio à pressa e lá fomos nós a caminho da sede!
Algum material por preparar ainda, pusemos tudo na carrinha, mochilas no autocarro e formatura em frente à sede para esclarecer alguns pormenores e fazer a apresentação do novo elemento:

-Meninos, como já devem ter visto, hoje temos cá uma pessoa que não é habitual...Chama-se Ana Dias, mais conhecida por Popota e é escuteira à muito pouco tempo no agrupamento da Damaia.

Não se manifestaram mais do que uns sorrisos e umas gargalhadas por causa da alcunha. Pouco tempo faltaria.
Uma viagem até Unhais da Serra, não muito animada, mas animada o suficente, porque os nossos meninos e nós, tinham(os) acordado mt cedito e faltava-nos a energia.
Assim que chegámos, vestimos as nossas roupinhas para a neve e a Popota teve a sorte de alguém (o Ricó) se lembrar de levar umas calças de neve extra que serviram na perfeição!

Fiz o relato da viagem de Unhais até à Torre e foi mt giro.
Ainda levámos na orelhas porque os meus meninos se lembraram de deixar umas porcariazitas no autocarro, mesmo após todos os avisos, mas enfim...

Almoçámos debaixo do telheiro da igreja, onde havia gelo no chão e nas paredes e fomos brincar para a neve. Eramos para realizar alguns jogos que foram cancelados devido à presença de um grupo de crianças bastante pequenas no meio das nossas!

A brincadeira foi muita, as fotos tb foram umas quantas, embora não tantas como queríamos porque estava frescote e a máquina não pode estar exposta e as mãos da Fipa também não!

Voltámos para baixo. Como?! A pé!
A pé é que é bom!
O chefe ia fazendo piscinas com a carrinha, tivemos 3 lobitos e um caminheiro que ainda apanharam boleia de um jipe da polícia.
Queria muito muito ter vindo convosco a pé do restaurante e tal mas alguém tinha de ir ter com a Fátima.
E pronto, as minhas meninas, algums dos meus peqenos e o Ricó ainda fizeram um bocado + a pé, q eu tb gostava de ter feito, mas fui na carrinha! Onde por acaso tivemos de parar duas vezes porque duas crianças vomitaram, uma delas quase quase quase para cima de mim! Foi mais, por cima de mim!
Preparámos um jantarzinho e estivemos juntos e gostámos!
Como jantámos tarde e a más horas, fizemos a investidura de guias a más horas e tarde! E mais uma vez, agora é que foi, me vomitaram para cima! De resto, correu bem!
Ainda deu tempo para "escondermos" o presente da Sílvia que adorou e pôs logo "na hora" (gostaram do trocadilho?) no pulso. =P
Para festejar o que é que tínhamos?! Isso mesmoooo! O nosso fantástico sumo de mirtilo traçado com trina de limão! 2 copinhos foram suficientes para eu estar satisfeita...

Deitamo-nos e depois?!
Depois custou-nos a adormecer...
1º pq tava frio e tínhamos um aquecedor à cabeceira
2º pq mandavamos msgs e choravamos com elas
3º pq achávamos q a Sílvia tb estava a chorar e convidámo-la para chorar connosco
4º pq concluímos que quem estava a fungar ruidosamente não era a Sílvia mas sim a rotatividade do aquecedor ao lado dela

adormecemos, acordei a meio da noite com frio!
Cheguei-me umas vezes à Filipa outras à Pô...melhorou!

Acordámos com frio e preguiçámos um bocado...
Desejo do momento: tomar um banho quente!*

E tomámos e soube lindamente!
E nunca mais substimo as capacidades da Popotinha, porque levar secador para uma actividade até que dá muito jeito!
Depois do pequeno almocinho e tal fomos todos fardadinhos e formadinhos para onde?!
Para a missa!
Que foi uma grandecissíma seca, porque tinha um sr. bidente, um padre que mais parecia estar bêbado e umas velhas no coro que cantavam mal que se farta! A parte boa era um padre pretinho (eu sei que se deve dizer negro, mas pretinho é fofitas...) que ao falar me fazia lembrar aquela coisa do "filhos de maputo, ontem foi dia Santaaaa, foi dia de alegria, foi dia de satisfação") e que disse que os telemóveis não eram maus, que não havia problema em usá-los. Ai não?!

Boaaa!!!
Toca de mandar msg à Sílvia (banco ao lado) e à Pô (2 bancos atrás e ao lado) para comentar tal facto!
Algumas peripécias, incluindo darem os pratinhos dourados a dois dos nossos meninos (um menino e uma menina - pobres R.D. e C. que não sabiam muito bem o que fazer com aquilo) e "a paz de Cristo" onde a Pô fez umas quantas 'migaaas!

De volta à sede fizemos o almocinho e tal e os nossos meninos tinham jogo de vila à tarde!
Alguns desafios e coisa e tal enquanto para lá andávamos de carrinha...tivemos de ir ao SerraShopping! Chiquérrimos!
E o que é que levámos para beber na (curta) viagem?
Pois, exactamente! Novamento o sumo de mirtilo. Desta vez em 2 garrafas que traçámos pelo caminho. E cujas bebidas nos copos ainda deram para uns banhos durante a viagem.
Mas era bom!
A Pô manchou a caneca branca que mais tarde suscitou uma dúvida por parte de um pequeno:

"Tens a caneca suja?!"
"Não não, mas sabes que há coisas que mancham e depois não sai...foi o caso!"

Durante a viagem, tão cansadas que estávamos, decidimos repousar...e que bem que eu estava!
Enconstada à(vah, confesso, era mais..."deitada ao colo da") Pô (com direito a festinhas no cabelo e tudo), com a Fipa encostada a mim quase que dormi! E custou-me tanto levantar para ir às compras...mas entretanto descobrimos que o chão do serrashopping tem azulejos quadrados que dão para fazer o quê?! =O a bela da dança do quadrado!
Com muitas variações!

Voltámos para a sede, recolhemos todos os nossos meninos e...seguia-se o concurso de culinária!
Todos os preparativos para as peças de fogo de concelho e mais uns joguinhos para testar habilidades na realizaqção de ligações de tripé e derepente...sem razão aparente (ok, talvez com a razão de estar um frio de rachar (??? isto não é para a minha idade!!!) somos chamados a ir à rua! E o quê?! Estava a NEVAR! Mas a nevar asério...
e que nevão!
No meio da preparação pro cuncurso ainda deu para nos abraçarmos uns aos outros e para olharmos pro céu como se fosse a primeira vez!
E tão felizes que fomos! =D*

havia em cada rosto um sorriso tão verdadeiro, tão nosso!
Ai esqueçam!
Havia até quem implorasse para ir ajudar a cortar lenha...espertalhões do caneco que queriam era ir para a neve!
Fui júri do concurso de culinária e esqueçam, não foi bom!
Foi óptimo!
Entradas: Tostinhas com paté (comecei a deliciar-me), queijo e fiambre aos cubinhos, 1 chouriço bé picante (ques estava queimado) e 1 chouriço normal!
Sopa: Creme de Marisco (aqui já estava completamente rendida aos prazeres da cozinha escutista!
Prato: bacalhau com legumes (couvinhas minusculas e cenoura), frango à brás, bifinhos enrolados com queijo e fiambre e batata frita de pacote para acompanhar e uma espécie de salada russa com massas de lacinhos, mas quente... (tudo óptimo, eu já não sabia por onde pegar!)
Sobremesa: 2 tipos de espetadas de fruta com topping de chocolate (menos 5 pontos pq eu sou alérgica e comi e estava óptimo e isso nota-se na minha cara no dia seguinte), 1 baba de camelo (deliciosa que se come à colherada) e fundue de chocolate (-5 pontos) que estava deliciosamente delicioso. Passámos um bom bocado da noite a fazer pum txim clau!!!
Hora das peças cómicas onde os alvos foram os noviços, a Popota e numa delas...os guias!
Desde a escola de condução à múmia suprema passando pelo autocarro, cobertor e pelas cançõezinhas que íamos tentando cantar! Esqueçam... A-DOREI!*
E não sei muito bem porquê, durante uns segundos, apeteceu-me ser chefe daquela gente mais cedo! Para ver se acordam! Se arrebitam! Se passam a saber músicas! Se se animam e se fazem apresentações de patrulha decentes e originais!
Silva, se viste ler isto, esquece! Foi passageiro! Quero muito muito ser chefe, mas não agora, ok?!
=D*

Acabámos a noite muito cansadas e cansados e portanto a caminha foi o passo seguinte. Nós e os aquecedores à cabeceira, porque o frio era muito.
Montámos os colchonetes muito mais pertinho que na noite anterior e dormimos juntinhas. Todas. Era uma sanduíche de miúdas!
Até a mantinha e o poncho pusemos por cima porque não queríamos passar frio. (não vou comentar esta parte está bem Pô?! Ou secalhar digo qlqr coisa tipo...: )
-Joana, tens frio?!
-Tenho um bocadito!
-Ahahah, pois! Não é por nada mas quem tem a tua manta e o teu poncho sou eu! xD

enfim...
Para resumir isto, que já é tarde e eu ainda tenho umas ideias para uns outros posts...

Tudo arrumadinho e limpinho e fomos até à covilhã, ainda com neve pelo caminho, onde apanhámos o inter-cidades rumo à Estação do Oriente!
A viagem foi mt animada, apresentámo-nos à carruagem inteira, cantámos muito, fomos aplaudidos, fizemos bagunçada! Foi a loucura total!
Estava tudo bem disposto e correu mt bem!
Ainda deu para descansar um bocadito...
Bebemos o nosso fantástico sumo de Mirtilo, agoram já traçado e enfiado dentro de uma garrafa de trina! =P

chegados ao Oriente, sentimos saudades da nossa Lisboa e desejámos que aquela actividade não acabasse nunca. Mas estava mesmo mesmo no fim...

-Meninoooos, vou-me embora! Portem-se bem e beijinhos! Obrigada!
Adeeeeeus!

1beijinho
1 "gosto mt de ti" e
1 xi-coração apertadito!

e lá fomos nós rumo à Lourinhã!
Ainda mal tínhamos tido tempo para sair de Lisboa e as saudades e o desejo de voltar à Serra todos juntos já nos tocavam o coração...e eu chorei!
Para variar um bocadinho não é?! Quem me conhece já sabe...e elas já me conhecem e já estavam a dizer...

e pronto...
chorei!
Ainda houve tempo para saber que um dos nossos pequenos não gostou da actividade e para tentar perceber o que fazer em relação a isso!
Chegados à Lourinhã, tudo arrumado, canção do adeus, casa!

E a nossa actividade acabou com esta msg:

"Quantas vezes planeamos uma viagem com meses de antecedencia e n a concretizamos? Ou concretizamos e fica aquém das expectativas? Esqeçam! A minha foi planeada numa semana e foi BRU-TAL! Obrigado por me terem recebido tão bem e fazerem desta a melhor ida à serra da estrela. Até tivemos neve nem venham, valeu a pena o frio, o susto e as poucas horas de sono qd vivi coisas tão boas.
Beijinho meninas* AMEI"

2 comentários:

popotinha* disse...

=")

Filipa disse...

We are the best!
Melhor actividade!
melhores amigas!
A da páscoa espera-se igual ou ainda melhor =D