segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dia internacional da Alfabetização.

O meu calendário de efemérides marca para hoje, dia 8 de Setembro de 2008, o Dia Internacional da Alfabetização!
É certo que pode não ser (para muitos, como eu...) a melhor maneira de se expressar algo, mas é de todo uma das mais importantes neste mundo de burocratização a que todos temos de corresponder da melhor forma.

Não há dúvida que é excelente podermos expressar por palavras a força de um sentimento, o carinho de um abraço, a ternura de um beijo ou o arrepio de uma saudade inevitável e sem dúvida, adoro poder fazê-lo, não da melhor maneira, mas da melhor que posso! E sei que é bonito conseguir ler algo que alguém escreveu com a profunda sensação de sinceridade e transparência, mas para mim há uma(s) forma(s) ainda melhor(es) porque não há nada que nos diga mais, que um sorriso de orelha a orelha, um olhar indiscreto e uma palavra solta no preciso instante em que por ela esperávamos.

E como diz uma amiga: "quem não compreende um olhar, também não compreenderá uma longa explicação!"
E como perante factos não há argumentos...

Palavras para quê?!
(Hoje não foi o dia indicado para expor esta opinião, ou foi?! De qualquer maneira e para que não restem dúvidas, vou esclarecer... Sou completamente a favor da alfabetização, sem a mínima sombra para dúvidas!
É um tesouro imenso este que possuímos da leitura e da escrita, mas não troco um sorriso de uma criança deliciada com o seu gelado por qualquer peça de leitura!)
Vamos tornar este mundo, um sítio melhor, onde a alfabetização é valorizada e vamos torná-la acessível a mais e mais pessoas, sim?!
(e já que estamos em maré de alfabetização, porque não aproveitar e reutilizar os livros que já não cabem na sua estante e depositá-los no "Livrão" mais próximo. Sim, "Livrão" é um conceito inovador onde podemos dar uma nova vida aos livros lá de casa, sejam eles estórias de encantar, manuais escolares ou maravilhosas aventuras e permitir que outros usufruam e possam desbravar a mesma floresta de letras que é ler um livro.)
Vamos a isso?!
=D

3 comentários:

c.b. disse...

a iliteracia ainda é para muitas pessoas uma realidade. para me aperceber da importância da alfabetização, basta-me olhar para equações de Física Quântica - símbolos completamente sem sentido para mim, que não tive a oportunidade de aprender. que este mal não perdure para sempre! (:

[p.s.: estou na ESE do Porto (:)

um beijinho*

Marta & Tiago disse...

Dei uma vista de olhos em muitos dos teus posts, e adorei.

Obrigada pela tua visita no meu. Beijão!*

Anónimo disse...

Alfabetização... Aquilo a que uma certa parte da população mundial tem acesso e uma restante também gostaria de ter!
Deve ser constrangedor receber uma carta e não conseguir ler, quam diz uma carta diz outra coisa qualquer que contenham com conjunto de palavras!
Mas felizmente actualmente já há solução para aqueles que em crianças não tiveram oportunidade para se alfabetizarem...
Vale sempre a pena aprender a ler...