segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dura Praxis, Sed Praxis!

Dura Praxis, Sed Praxis - a praxe é dura, mas é praxe!

(Em primeiro lugar informo que este post foi escrito em duas datas. A primeira, a 30 de Agosto de 2008, antes de eu ser uma Caloira da Escola Superior de Educação de Coimbra e a segunda quando, após a tal "praxe", decidi dar o meu parecer.)



30 de Agosto de 2008:

Bem, já ouvi falar muuuuito sobre a praxe académica e até já fiz questão de ir ler uns artigozitos que por aí param no grandioso mundo da internet.

Passo pela blogosfera, por muitas opiniões, vivências em 1ª mão e palpites...Uns melhores, outros piores. Uns a favor, outros contra. Uns de caloiros, outros de veteranos.

Passo pelo youtube: Uns videos melhores, outros piores. Uns mais engraçados, outros menos. Uns com "bichos" a sofrer a tal praxe, outros com veteranos trajados a rigor numa qualquer actividade académica.

Até já me dei ao trabalho de ler o código de praxe da universidade de Coimbra, para ter uma pequena ideia de como acontece tudo por lá.


E depois há com cada opinião...ui!!!

Eu?! Eu não sou anti-praxe. Muito pelo contrário. Acho que a praxe é saudável desde que practicada com respeito. E como o respeito não se exige, merece-se...Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti!

Logo, todo aquele tipo de "brincadeiras" exageradas que envolvem, entre outras coisas, comas alcoolicos nos hospitais, fracturas, lesões e etc devem ser evitadas, para que não se vire a essência da praxe de pernas para o ar e aquilo que deviam ser as "-BOAS VINDAS CALOIROOOOO" se transforme num "NÃO QUERO CÁ VOLTAR".

Sim, porque a linha que divide a diversão e convívio da desmoralização e tristeza, não é assim tão sólida. Pelo menos, julgo eu!

=)

Fico à espera para ver.

Expectativas: As melhores.

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008:

Passei uma fantástica semana em Coimbra.
De facto, a praxe não correspondeu às minhas expectativas. Superou-as!
A praxe na ESEC é practicada com muito respeito e põe em primeiro lugar a saúde dos caloiros. Portanto, não se faz nada que não se pode fazer.
E como "os erros em alta competição pagam-se caro", não podiam faltar os tradicionais " 'tá de quatroooo caloiro", ou o comum " quem é a maior besta aquiiiii?!" seguido da nossa resposta em tom de cantoria "SOU EU, sou eu, SOU EUUUU!!!!".

Se foi engraçado?! Foi, muito muito mesmo.
Se repetia aquela semana?! Repetia, não tenho a miníma dúvida disso!
Se o ambiente é bom?! Não. Na minha opinião é óptimo.
Se fui bem tratada?! Fui tratada ao nível da minha condição natural, como caloira. Mas sim, bem tratada.
Se arranjei madrinha?! Não. Não arranjei, elas é que me arranjaram a mim. São 4 fantásticas por acaso!
Se vou ter pena, se por acaso entrar em Lisboa e largar isto?! Vou, vou mesmo.

Mas voltando ao tema de conversa, e porque quem entra caloiro de manhã bem cedo, sai caloiro ao final da tarde ou à noite, passámos dias muito animados.

Desde jogos, a canções e gritos, passando por uns castigozitos e terminando na posição da nossa condição natural (de 4!), foi muito giro.

...Depois, e como me "calharam" umas madrinhas 5*, fui conhecer Coimbra e saber o que é seguro ou não frequentar! =P

Fiquei a saber por que razão se chama "o quebra-costas" aquelas escadas no meio das ruelas estreitinhas que param ao pé da Sé!
Fiquei a saber que namorados em discussão, sentindo-se observados, ameaçam com "fardos de palha"!!! xD
E fiquei a saber que as madrinhas (pelo menos as minhas), têm por hábito defender os afilhados e portanto, resposta à provocaçãozinha na certa!
Aprendi que o "glória à ESEC", só se canta com as mãos nos "orgulhos" ou aos saltos e a bater palmas.
E soube que por mais que cumpras as ordens, os doutores podem sempre por-te de 4!
Descobri que os joelhos começam a doer e agora percebo aquela gente que vai p'ra Fátima com almofadinhas! ;)

Descobri tanta coisa.
Descobri a ESEC.
Descobri-me a mim.
Descobri Coimbra.
...e GOSTEI!

Aconselho vivamente a todos os caloiros e futuros caloiros, a viverem intensamente a vossa semana. Porque é óptima.

(para mais informações contactar 91 77...(esquece!))

1 comentário:

Anónimo disse...

Então o resto do numero?! xD

Praxes, as temiveis praxes de Coimbra que muitos temem... Talvez seja este o post que para o ano muitos iram querer ler!

Afinal a ti aconteceu.te uma coisa que acontece a poucas pessoas neste país... (ao que o meu senso comum me diz) adoras.te as praxes, superaram as tuas expectativas! Muitos gostam mas porque tem de ser e ate se divertiram! Parece-me a mim que tu vives-te as praxes de alma e coração ora não fosses to O MÁXIMO!

Adorei ouvir o teu testemunho...
praxes divertidas e ao gosto de todos é que é :) O semestre até começa melhor :D:D

Beijinhos*
Boas aulas;)

e o resto do numero é .....
Se me pagarem bem até digo...
Tens de preencher os requisitos minimos e depois pagar uma quantia um pouco elevada xD