segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fim-de-semana WACTelhal

Pois bem, este fim-de-semana estive na Casa de Saúde do Telhal.
O fim-de-semana foi promovido pela WACT e dificilmente poderia ter sido melhor.
Foi-nos pedido, no final do 1º dia, que partilhassemos o que tínhamos sentido, os receios, as perspectivas, etc. Eu, apesar de saber exactamente o que dizer, decidi não o fazer. Penso que os sentimentos iriam sobrepor-se, que as ideias iriam repetir-se e passaríamos do que senti às histórias que aconteceram, porque é inevitável que nos entusiasmemos com tudo o que vivemos.

Ia para o Telhal sem qualquer receio, estava perfeitamente à vontade, curiosa mas tranquila, sem medos ou preocupações. Juntámos a equipa WACT stp no sítio do costume e partimos.
A viagem foi curta, mas animada.
No dia seguinte foi-nos apresentada a insituição e confesso que fiquei em choque quando visitei a primeira unidade. Não era o que eu esperava. Chocou-me visualmente. O meu primeiro pensamento deve ter sido algo como "OMG, eu não vou conseguir!". Se foi, enganei-me!
Consegui e foi tão fácil que nem me apercebi.

Passei o sábado rodeada de gente que só precisa de mimos, compreensão, converseta, 1 (ou 10) jogos de dominó, umas piadas, uma gargalhada conjunta, uma palmadinha nas costas, uma companhia para ver o filme na tv, alguém que ajude a pôr os suspensórios ou a perceber o que é que a terapeuta do Riso quer dizer com aquilo, uma mãozinha para o babete ou companhia para que o solo do "chiclette" deixe de ser um solo para passar a ser um dueto.

Até uma simples troca de pacotes de lenços me deixou de lágrima no olho.

Adorei o Telhal.

Com a equipa, foi óptimo, alguns já parecem conhecer-se há séculos. Saímos das unidades a falar do que sentimos e do que "tu" sentiste. Olhamos nos olhos e damos uma ajuda quando os olhos a pedem. Fazemos da ida à rua uma brincadeira e juntamo-nos para alinharmos nas brincadeiras deles.

Telhal - BRUTAL!

Mais que uma experiência de vida foi um salto de felicidade. Foi um crescimento num fim-de-semana!

Obrigada a toda a equipa e a todo o Telhal!
Até qualquer dia!

Sem comentários: